domingo, 27 de abril de 2014

Série Um Pouco de História: Como surgiram as Matrizes?

http://www.bryen-langley.com/gfx/newtrin3big.jpg
Trinity College
As Matrizes teriam surgido com a escola inglesa Trinity College, em um artigo do matemático Arthur Cayley (1821-1895), datado de 1851. Vale lembrar, no entanto, que, bem antes, no século III a.c., os chineses já desenvolviam um processo de resolução de sistemas lineares em que aparecia implícita a ideia de matriz.

Cayley criou as matrizes no contexto de estrutura algébrica (assunto que foge aos conteúdos do ensino médio), sem pensar em suas aplicações práticas que apareceriam posteriormente.

Foto: Fachada do Trinity College em Londres, Reino Unido.

Fonte: Matemática: Ciência e Aplicações - volume 2; Editora Saraiva, 2010.

Novidades na OBM

http://www.obm.org.br/export/sites/default/images/banner_obm_2014.jpg
Leia as informações da primeira fase da OBM 2014 (níveis 1, 2 e 3)

Estamos iniciando um novo ano de atividades olímpicas. A seguir você encontrará diversas informações relativas à 36ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
 
Calendário

A competição será realizada novamente em três fases segundo o calendário a seguir:
Período de inscrições para as escolas: 24 de março a 9 de maio de 2014
Primeira Fase: terça-feira, 3 de junho de 2014 (níveis 1, 2 e 3)
Segunda Fase: sábado, 6 de setembro de 2014 (níveis 1, 2 e 3)
Terceira Fase: sábado, 25 de outubro, (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 26 de outubro, para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova).
 
Inscrição da escola

  • A inscrição das escolas é gratuita e deve ser realizada anualmente, apenas neste site. Não há inscrição individual por aluno.
  • Para se inscrever a escola precisa do código INEP/MEC. Este código é a identificação (login) de sua escola na página da OBM. Trata-se do mesmo código utilizado pelo Censo Escolar. Caso não possua este código, clique aqui, ou ligue para 0800-616161.
  • Atenção: Só serão aceitas inscrições feitas no sistema on-line, dentro da data-limite fixada no calendário oficial da OBM. Não são aceitas inscrições enviadas em mensagens eletrônicas, via fax ou por meio postal.
  • Para fazer a inscrição somente será pedido o código MEC/INEP da sua escola. A senha será criada ao final do preenchimento da ficha de inscrição on-line. Se ao longo do ano, a senha for esquecida, clique em “escolas escritas”. Em seguida, clique em “esqueci minha senha”. Coloque o código INEP (são de 8 dígitos) e o e-mail que foi cadastrado no ato da inscrição.
  •  
    Inscrições dos alunos

  • As inscrições dos alunos interessados devem ser feitas diretamente com o professor responsável em cada escola participante e esta informação não precisa ser repassada para a Secretaria da OBM.
  • Não é necessário participar em todos os níveis.
  • O número de participantes é livre.
  •  
    Recebimento dos materiais
  • O professor responsável em cada escola deverá baixar os arquivos das provas da primeira fase desde a área restrita de colégios cadastrados utilizando o seu login e senha. É de responsabilidade da escola providenciar cópias em quantidade necessária para os inscritos.
  •  
    Aplicação da prova
  • As provas devem ser aplicadas pelos colégios participantes na terça-feira, 3 de junho em horário a ser determinado por cada unidade escolar. É de responsabilidade da escola divulgar o dia, local e horário de aplicação da prova para seus alunos com a devida antecedência.
  • Não é permitida a mudança de data.
  • A prova é de múltipla escolha com 20 a 25 questões, com cinco opções de resposta (a, b, c, d, e).
  • As provas dos três níveis têm duração de 3 horas.
  • Ao participar, os alunos se comprometem a não divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções e respostas, por qualquer meio de comunicação visual, escrito ou eletrônico, até a publicação do gabarito oficial no site da OBM.
  •  
    Correção da prova
  • O professor responsável em cada escola deverá fazer a correção das provas segundo o gabarito publicado no site da OBM a partir do dia 6 de junho.
  • Após a correção das provas, o professor responsável enviar o relatório da Primeira Fase no sistema on-line no endereço: www.obm.org.br
  • Feito isto, o professor responsável deve aguardar o recebimento da nota de corte para classificação à Segunda Fase.
  • Apenas as escolas que enviem o relatório da Primeira Fase, terão acesso às provas da Segunda Fase.
  •  
    Como preparar os alunos
  • A OBM distribui gratuitamente para todas as escolas cadastradas exemplares da Revista EUREKA!, que contém farto material para estudo e pesquisa. É obrigatório reservar pelo menos um exemplar da EUREKA! para a Biblioteca da Escola para consulta pelos alunos.
  • Recomenda-se estimular os alunos a criarem grupos de estudo ou clubes de resolução de problemas, de preferência acompanhados por professores. Além disso existe na nossa home page www.obm.org.br um banco de problemas de Olimpíadas incluindo Brasileira e Estaduais. Isto constitui a base para uma boa preparação dos alunos para a competição.
  • Também existe uma lista (aberta a alunos e professores) para discussão por e-mail de problemas de olimpíadas. Leia aqui as instruções para inscrição na lista.
  •  
    Organização interna da escola
  • Verifique a data e horário da aplicação da prova: seus alunos devem estar livres de outras atividades. Divulgue dia, hora e local da prova entre os alunos interessados com a devida antecedência.
  • Guarde sempre uma segunda cópia das provas dos alunos já que este documento pode ser solicitado pela Coordenação Regional ou pela Secretaria da OBM.
  • Mantenha um arquivo completo dos alunos participantes e os resultados obtidos por eles em cada fase da OBM, assim como das diversas comunicações enviadas pela Secretaria da OBM.
  • Não deixe de enviar o relatório de cada fase. Isto é fundamental para a participação dos classificados na fase seguinte.
  • Verifique com antecedência todo o conteúdo do material enviado pela Secretaria da OBM: é de sua responsabilidade verificar que a prova que os alunos receberão deve estar legível e completa.
  • É importante que os colégios mantenham atualizado o seu cadastro na Secretaria da OBM. Em caso de qualquer mudança registrada nos dados do colégio ou do professor responsável não deixe atualizar os dados no sistema on-line.
  • Qualquer esclarecimento adicional referente à OBM entre em contato conosco pelo telefone 21-25295077 ou via e-mail:obm@impa.br

  • Fonte: Site da OBM.

    36ª Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até 9 de maio

    Instituições das redes pública e particular podem participar. Os vencedores concorrem a vagas para representar o país em competições internacionais.




    Estão abertas, até 9 de maio, as inscrições para a 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o país. As instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível aqui. As inscrições são gratuitas.

    A competição, além de promover a melhoria do ensino de Matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral, seleciona os estudantes para formar as equipes que competirão em representação do Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem os melhores talentos de cada país na área.

    Os alunos que participam da olimpíada são divididos em quatro níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3, enquanto os estudantes de graduação participam do nível universitário.

    Em 2013, a OBM envolveu a participação de mais de 200 mil estudantes e seus professores. Este ano a prova da primeira fase será realizada nas instituições cadastradas na terça-feira, 3 de junho, a segunda fase, também realizada nas instituições ocorrerá no sábado, 6 de setembro e a terceira e última fase nos dias sábado 25 e domingo 26 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

    Premiação
    Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 18ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2015. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática.

    Sobre a OBM
    A realização da olimpíada tem aumentado o interesse dos jovens pelo estudo da matemática além do currículo escolar e pela resolução de problemas que estimulam o raciocínio e a criatividade. Além disso, a OBM envolve diretamente os professores das escolas na aplicação e correção das provas de 1ª e 2ª fases propiciando, por meio da discussão dos problemas com os alunos, o desenvolvimento de todos no trabalho com a matemática de forma mais rica e criativa.

    Com o objetivo de ajudar os estudantes a se prepararem para as distintas fases da competição, a OBM disponibiliza material de estudo gratuito na sua página na internet.

    Criada em 1979, a OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

    Fonte: Site da OBM.

    sábado, 26 de abril de 2014

    Matemática na WEB

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-TtuzGYnXJv0azKMJI2tiXhwYNegtbGuFG-WrRDAa5Ch7QWJiH_wRx55RcaFLeK_0gSR4Hq4ysvvZnua3se39IoawKTnhfgsn7TsFN8x_yHB4yhmMr7VCnyhOlE7YebpCn3Qj5Lj_qGQ/s1600/matematica-full.bmp+%25281%2529.jpg

    Vamos lá mathefanatikos! Aqui vão algumas indicações de sites matemáticos para vocês matematicarem na web!


    É um portal educativo com material para o ensino fundamental e médio, provas de vestibular e história da matemática (cadastro gratuito necessário).


    O portal Brasil Escola é um site com conteúdo para Ensino Fundamental e Médio. Vestibular, ENEM, Simulados, Exercícios resolvidos, Monografias, e muito mais. Clicando no link acima você irá diretamente para a página de matemática do portal onde encontrará os links para os conteúdos do ensino médio e/ou fundamental.


    Portal de educação com milhares de trabalhos escolares e acadêmicos para pesquisas, conteúdo para o ensino médio, fundamental e vestibular. Ao acessar o link acima você irá à página do portal destinada a Matemática.


    Aqui você pode fazer suas pesquisas, estudar para o vestibular e ainda conferir dicas sobre esta disciplina encantadora que é a matemática.


    “O site matemático mais descomplicado da internet.” Este é o slogan de um site que apresenta Questões, provas, curiosidades, resumos e muito mais sobre Matemática!


    Matemática Básica do professor Cardy. Desafios de lógica e exercícios, jogos e desafios. Exercícios de Matemática com cardicas e soluções.


    Site do IMPA (Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada) dedicado ao treinamento olímpico de jovens e crianças para as olimpíadas nacionais de matemática.


    O site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas oferece ótimo material de estudo tanto para as olimpíadas como para o próprio ensino regular escolar. Bancos de questões e provas anteriores da olímpiada integram este time.
    Até uma próxima!